segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ELEIÇÕES: Quando os candidatos viajam no discurso sobre Turismo...

 

Carta aberta, em tempos de corrida eleitoral, com alguns comentários e puxões de orelha 


Saudações.

 

Há muito tempo já está comprovado, sem nenhum risco de errarmos: os verdadeiros bons e excelentes resultados em Turismo estão na integração e no protagonismo dos empresários da sociedade civil, responsáveis diretos pelo sucesso do desenvolvimento do município.

 

Não há como qualquer gestor municipal se dizer apto e disposto em promover ações capazes de se obter a consolidação do Turismo Receptivo como gerador de emprego e renda se não contar, efetiva e constantemente, com os proprietários de bares, restaurantes, meios de hospedagem, casas de espetáculos, agências de receptivo, equipamentos e projetos de se realizar imersões nas diversas vertentes do Turismo como: aventura, ecologia, ambiental, cultural, rural, religioso, negócios, educativo e demais do trade.

 

Nestes tempos de corrida para se alcançar a principal cadeira no palácio espelhado de Pindamonhangaba, vemos e ouvimos candidatos discorrendo suas propostas de ações voltadas ao Turismo. Não destacadamente o Receptivo, mas Turismo, haja vista algumas contradições manifestas as quais, não veladamente, contradizem a fala de um ou de outro candidato.

 

Na verdade, são falas com dois possíveis motivos: se desvencilhar logo do tema, sem complicar o resto da participação, ou deixar o adversário confuso, já que o tema é um tanto bom desconhecido da maioria dos concorrentes.

Do pouco visto e ouvido nos últimos “debates” fizemos um extrato para exemplificar como o tema é conhecido superficialmente pela maioria.

 

Comecemos por Deltônio Aires (PDC) – Firma todo seu discurso nas matrizes econômicas, as quais deverão reger o mandato ao qual concorre. Investe no Turismo como solução de muitas dificuldades, mas, não envolve o empresariado, trazendo para sua suposta mesa de trabalho as decisões todas, neste caso, no referente ao tema comentado. Acena com a necessária revisão do Plano Diretor de Turismo, mas não desenvolve nenhum parecer consistente a respeito. Peca num ponto importante.

 

Rafael Goffi (PSDB) levanta a bandeira do Turismo anunciando algum tipo de escola, rebusca falas para fortalecer o discurso, se apoia – até certo ponto acertadamente – na combinação Turismo + Cultura, haja vista serem “unha e carne”. Fala em verbas impositivas conquistadas para a cidade e acena com mais ações neste sentido. Mas não aponta nada de positivo, como medida inicial para o Turismo Receptivo. Como vereador, na atual legislatura, aprovou, junto com os demais vereadores, o projeto gerador da Lei 6.122/2018, sem tomar o menor conhecimento da redação e do texto retirado do modelo estabelecido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Aliás, nenhum vereador leu o texto proposto, nem seus assessores, a Comissão de Turismo e o Jurídico da Edilidade. Assume o mesmo pecado de Deltônio.

 

Luís Rosas, por seu lado, também tece alinhavos a respeito, pinçando do passado – quando João Ribeiro foi gestor municipal – algumas ações para o Turismo se destacar. Confirma seus conhecimentos a respeito de alguns setores merecedores de atenção, enquanto atrativos turísticos. Segue um desenho de João Ribeiro, seu apoiador e ex-prefeito, quanto à necessidade de Turismo Receptivo e artesanato, principalmente. Repete a mesma falha dos dois anteriores.

 

Gustavo Tótaro (PMN) tem uma fala bem situada quanto ao necessário para se promover o Turismo Receptivo em Pindamonhangaba. Conhece a importância de se tomar uma decisão a qual venha, de imediato, tornar mais rasas as dificuldades quanto ao trade. Foca suas ações na recuperação de atrativos, como é o caso mais vergonhoso de nossa cidade a “pendenga” existente entre a Mitra Diocesana de Taubaté e Prefeitura de Pindamonhangaba quanto à solução adequada ao patrimônio tombado Igreja de São José, onde estão sepultos os restos mortais dos cidadãos locais os quais testemunharam o brado do príncipe Pedro I à margem do riacho do Ipiranga. O templo está se desmanchando e poderá vir a soterrar esses mesmos restos mortais. Estabelece alguma possibilidade de utilização da EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão para o fortalecimento do Turismo Receptivo. A EFCJ está passando por estudos para sua privatização.  Já foi conselheiro de Cultura, entende a importância dos Conselhos Municipais. Não foge ao esquecimento havido na fala dos demais.

 

Gabriel Cruz (PSOL) – Tem sua fala voltada à gestão pela população, preocupada em emprego, saúde e renda mas não se situa como defensor do Turismo. Logicamente, pelo próprio formato da política partidária. Mas nem por isso, e por não ter sido perguntado, demonstrou desconhecer ações necessárias no Turismo Receptivo.

 

Vito Ardito (PP) – Prefeito por quatro mandatos, tenta o quinto. Fala como verdadeiro turista, quando discursa sobre as viagens feitas ao exterior, na prospecção de investimentos para Pindamonhangaba, gerando emprego e renda. Bate no peito, dizendo ter trazido cinco hotéis para a cidade. Vantagem disso, segundo ele: os turistas podem passear em Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, vindo dormir em Pindamonhangaba... Demonstra mais ser um operador de turismo, programando onde, efetivamente, o turista vai investir seu dinheiro. Pindamonhangaba não precisa de hotéis para ser cidade dormitório. Os meios de hospedagem, alimentação, transportes e outros carecem ser vistos como recursos da cidade para o Turismo Receptivo existir e acontecer. Fala muito sobre o já feito pela cidade, perde tempo com isso e não acena como nenhum tipo de solução viável em curto prazo. Também se esquece e peca como os demais.

 

Isael Domingues (PL) – Não conhece sobre Turismo Receptivo, mantém um Departamento com subsecretaria e diretoria dirigidos por cargos comissionados. Deixa tudo na mão do citado departamento, se apoia em desenhos de fala sem nenhum conhecimento, raso que seja. Não admite contradições, foge de eventos onde percebe a possibilidade de ser “enquadrado” e ficar num “mato sem cachorro”. Bate no peito, ao lado de seu “Sancho Pança”, avisando sobre uma fictícia vitória “de lavada”. Ousam, ambos, a cometer a heresia de se afirmarem escolhidos por Deus, o qual está do seu lado. Turismo, para a atual gestão, é pintar a cidade, trocar tampinhas de garrafa com verdadeiros espaços de grande valia para empresas oportunistas. Do tipo, nos tempos dos álbuns de figurinhas, dar uma figurinha carimbada em troca de outra qualquer, sem completar a página e sem ganhar o prêmio. Troca, sem troco... Não conhece de Turismo, muito menos o Receptivo.

 

Pelas bandas da Câmara Municipal, a única atual vereadora esbanja egoísmo, afirmando ter – pretensiosamente – feito muito pelo Turismo da cidade. Daí, sobe a Mantiqueira e vai buscar o apoio de um empresário o qual “domina” o Pico do Itapeva. Um discurso rançoso, falso, altamente sem nenhuma lógica para o Receptivo. Assim como Campos do Jordão puxa a sardinha do Pico do Itapeva para si, a mocinha pretende usar esse atrativo como reforço de campanha. Bate o pé e afirma fazer tudo pelos artesãos. Mas não cuidou de ler a tal lei referida acima. Essa lei, no texto votado pelos vereadores, já foi reformada duas vezes e nós demos um verdadeiro empurrão para isso acontecer. A vereadora, aliás, é membro da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Esporte. No mínimo, deveria se orientar a respeito da obediência ao texto disponibilizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Não o fez, pois o texto dá poderes definidos ao COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, como segue “Acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão de recursos constantes do Fundo Municipal de Turismo e dos recursos advindos da Lei Estadual complementar 1.261/2015, opinando sobre as prestações de contas, balancetes e demonstrativos econômicos financeiros referentes às respectivas movimentações”.

 

Alguns candidatos a vereador, de carona no trem da história, acenam com trabalho em prol do Turismo. Uma das ideias é legislar sobre o funcionamento dos bares com música ao vivo... Só isso não basta, apesar de a vida noturna ser essencial para um município o qual pretenda vir a ser um modelo de Receptivo em Turismo.

 

Qual pecado cometido?

Nenhuma citação, nos debates, à importância do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, composto por representantes da sociedade civil (com 2/3 dos integrantes) e da Administração Municipal (1/3). O COMTUR de Pindamonhangaba tem caminhado para se estruturar melhor, vencer desafios, consolidar sua proposta e suas responsabilidades. Não merece, e nem pode, ficar distante das ações pretendidas serem denominadas de turísticas. Mesmo porque, quando de relatórios aos órgãos estaduais ou federais, a assinatura do COMTUR é indispensável para a consecução ou justificação de repasses de verbas para o Turismo Receptivo.

Para fechar: qualquer candidato vencedor deverá rever, mesmo antes da posse, seus conceitos e conhecimentos sobre Turismo Receptivo, COMTUR e Política Pública. O COMTUR não pode ser moeda de troca e a sociedade civil precisa ter motivos para acreditar sobre sua importância de contribuir para a cidade ser, definitivamente, destino turístico.

 

Puxãozinho de orelha 1:

A sociedade civil não pode, por sua vez, acomodar suas expectativas sobre a mesa do gestor municipal, desde agora. Para não passar vergonha por não saber desfrutar dessa fonte de emprego e renda e dar chance para os oportunistas se adequarem aos interesses do gestor municipal.

 

Puxãozinho de orelha 2:

Como seria interessante e justo todos utilizarem PINDAMONHANGABA, em vez da reduzida denominação “PINDA”.

 

É a minha opinião.

 

Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista Independente MTb36001

Gestor de Turismo

Publicitário

Radialista

Escritor.

Pindamonhangabense por adoção, direito e gratidão.

 

 

 

 

 

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